Friday, March 17, 2006

Maio de 68 nas ruas em Março de 2006

Nunca o «velho continente» tinha visto tal coisa. A Juventude, o Amor, a Poesia, a Liberdade estavam na rua. Reinvindicava-se a vida, a felicidade, a liberdade sexual, a vivencia duma juventude com o pensamento livre, o corpo energico exigia mais. Era o desanimo com a velha politica conservadora que não mais satisfaziam as novas mentes esclarecidas. Foi o mês louco. Dezenas, centenas, milhares de vozes unidas, mãos dadas em direcçao a um futuro que se queria melhor e mais aberto.
Quase trinta anos passaram, nos quais houve guerras e invasoes, revoluçoes de democracia. O pensamento daqueles jovens havia ultrupassado as fronteiras gaulesas. O Maio de 68, de Paris, sentia-se agora em cada dia da Europa.
Novamente, em 2006, os esudantes saem ás ruas. Certos nas suas convicções, com a força da justiça e igualdade na voz. Re-einvindicam agora direitos laborais. Nao, re-einvindicam direito de trabalho! Que culpa tem de serem jovens? È justo ser penalizado por isso? Com que idade somos nos, jovens, considerados «dignos» de um emprego estavel, nao á mercê dum qq patrao despotico, usurario da juventude alheia? Despedimentos sem justa causa até aos 26 anos? È esta uma medida dum governo democratico? Que democracia é esta, q promove a precaridade, o medo de arriscar uma vida independente ate aos 26 anos? Que razao dá mais direitos a um nao menos jovem de 27 anos, que a um de 26? Mas ha limite de idade no direito a um emprego estavel? Quantos jovens, homens, e nao tao jovens, seraopreteridos a favor destes jovens, q apesar de arranjarem emprego, viverão o dia a dia da sua labuta com uma espada na garganta, nunca sabendo se é no dia seguinte que esta trespassa as esperanças alimentadas por um emprego? Ja nao bastava a precaridade laboral provocada por um mercado muitas vezes injusto?
Juventude...

5 comments:

Meggy said...

Mas ela hoje.... amiguinha!!!! sim Srª .... muito bem... e viva os jovens! ...

Tiago Carneiro said...

To cansado de ler! Mais logo comento este LOL

Anonymous said...

Eich...faltam-lhe os medicamentos!

Ass: Papa-reformas

Anonymous said...

Avante camarada Avante...come os ovos por todos nóssssssssss!

Realmente, est+as toda uma revolucionária, uma intervencionista! E digo mais...quando for grande, eu não voto, eu serei um angariador de votos para ti!

ass: papa-reformas

Joana Carneiro said...

Este papa reformas anda é um papa ovos!!! :P angaria votos para mim sim, dps nomeio-te meu acessor de acessoria!!!