Monday, May 22, 2006

A UNHACA!

Aqui vai resposta ao repto do Papa-reformas!!
O primeiro texto será sobre a problemática da unhaca!

O «bredadeiro» portugues, entre outras caracteristicas (bigode, saltinho no sapato para disfarçar a pouca altura, camisa aberta, colar de ouro...) tem uma muito especial: a unha do dedo mindinho mais cumprida que as restantes! È um traço da personalidade de quem a usa, uma extensão do «Eu» mais intímo e profundo.
São várias as teses sobre as inúmeras utilizações para a «unhaca»: ora serve de palito para tirar nacos de almoço da dentadura (de preferência constituída por pelo menos um dente de ouro); ora serve como cotonete para limpeza auditiva, servindo também para a construção de castelos de cera!
Cortar as unhas aos machos que a usam, ou melhor, que sustentam a tradição do Homem com «O» maiusculo, seria como arrancares-lhe um pedaço de personalidade, destitui-los dum pedaço da alma, que cultivam, tratam, muitas vezes melhores que ás suas «esposas».
Os «homens do mendinho» são uma variante da espécie portuguesa. De notar, que nas gerações recentes começam a rarear, sendo entao caso de preocupação para os estudiosos e adeptos do culto há «unhaca»!
Mas...será uma especie a conservar, será de estimular a sua conservação, ou apenas guardar num museu alguns dos exemplares mais dignos e apoiarmos a extinção dos restantes, com subsidios a corta-unhas e a pensões de compensação aos bravos que aceitarem cortar a dita, como ajuda para suportar o stress pós-unhaca???

2 comments:

Anonymous said...

Estou estupidofacto com a tua capacidade para revelar os segredos da "unhaca". Estou muito feliz sista! tão feliz que vou nomear-te, a "Unhaca honorária" do Clube do Escarafunchar.

Há imenso tempo que não escreves. Andas meio caracolenta, sabias?

Ass: Papa-reformas

Anonymous said...

Hallo I absolutely adore your site. You have beautiful graphics I have ever seen.
»