Wednesday, July 05, 2006

A SOPA!

«A SOPA ESTÁ PARA A INFANCIA COMO O COMUNISMO ESTÁ PARA A DEMOCRACIA»

Mafalda, in «o Mundo deMafalda», Quino



Em primeiro lugar na lista de «não gostares» vem a sopa! Aqueles que me conhecem ha algum tempo, sabem o quanto eu odeio tal mistela culinária. Aqueles que me conhecem ha muito tempo, sabem que é o meu trauma de infancia. Ou não fosse a mais nitida lembrança da minha avó ouvir-me dizer: «xopa nao, bobó, xopa nao». Depois lá vinha a cantilena, «uma pa mama, outra po papa, outra po tiago, uma pa clarinha...», comia sopa pela rua inteira!
Mais traumatizante era quando a minha mae resolvia por um disco (sim, sou do tempo do vinil e dos giradiscos, sempre com a agulha a arranhar cá em casa, cortesia do meu irmao), e lá vinha o célebre «Come a pápa, Joana come a pápa». Ouvir isto era sinal de tortura para mim, pois sabia que a sopa vinha a caminho. Nunca esquecerei o José Barata Moura. Ainda hoje quando ouço o nome dele, veem-me a memoria momentos terriveis de birra, choro e desespero de quem tinha que me dar a sopa. Acho que em certos momentos fiz a minha mãe e a minha avó duvidarem da dávida da maternidade!
Só espero que os meus futuros filhos gostem de sopa... Ou serei obrigada a traumatiza-los. Ou não! A sopa devia ser irradicada!

5 comments:

Tiago Carneiro said...

Tu por acaso até tens cara de mafalda tens eh eh eh

Tn eu me lembro da mamã a por esse disco para tu comeres. Na altura tb me lembro de já não poder mais con essa música que tocava em casa pelo menos umas 3 vezes por dia! E a sorte é que a rua nem era grande logo era relativamente rápido passar o nome das pessoas todas na colher de sopa LOL

Lembraste tb do que o papã cantava lembras?!!! Russinha de má pelo quer casar e não tem cabelo eh eh eh isto vai por-te doida... Boas recordações de infancia ih ih ih

Joana Carneiro said...

goza bem as tuas ultimas golfadas de ar....

vinte e dois said...

Irradicada?!! Nem pensar! :D Adoro sopa: sopa de alho francês, de couve, de cenoura, espinafres... qualquer uma é bem-vinda ;)

E viva PORTUGAL!!!!

Unknown said...

Tens razão no k diz respeito à sopa, eu sou a comecei a comer kuando fui a primeira vez trabalhar para fora de casa, e o dinheiro não abundava, e então lá comecei eu nas minhas aflições para a comer, era mais barato

Anonymous said...

Russinha de má pêlo, quer casar e não tem cabelo!

Hummmmmmmmm...casa casa, nem que lhe tenha de oferecer uma peruca de cabelo natural:PPPPPPPPPPPPPP

Ass: papa-reformas