Friday, March 17, 2006

Um lugar comum

È comum fazer dos blogs lugar de excelencia a «filosofias». Seja sobre politca, pintura, musica, cinema. Pois eu não queria cair nesse lugar comum. No entanto, vejo-me tentada a escrever sobre algo tantas vezes banalizado: a Amizade. Quando se lê alguma coisa sobre este tema, somos bombardeados com frases feitas, elaboradas, supostamente profundas e cheias de sentido. Há sempre alguma mente, que se tem por muito avançada, que acha que está a descobrir a polvora ao elaborar um rol de frases pomposas, grandes verdades e infinitos pensamentos profundos.
Mas afinal, o que é a Amizade? Um sentimento? Um compromisso? Muitas vezes me interrogo se certas pessoas serao mesmo minhas amigas. Serão minhas amigas pq nos vemos regularmente? Pq partilhamos sessoes de cinema? Noitadas? Nao... Para mim a verdadeira amizade esta nas atitudes. Naquelas atitudes que esperamos de alguem que temos como amigos, mas principalmente naquelas agradaveis surpresas. Nao é preciso estar diariamente com alguem para criar uma amizade. As vezes, vemos nas atitudes de quem nao vemos ha dias, semanas, meses, uma verdadeira amizade. Estes sao os momentos pelos quais qualquer pessoa anseia, que preenchem qualquer vazio deixado por momentos menos felizes.
Hoje sinto-me preenchida. Re-encontrei uma amiga, e re-encontrei-me nesta amizade! Lembrei velhos momentos, confissões partilhadas, revivi armaguras. Quando ouvimos algo que nao gostamos, ficamos maguados. Mas quando o ouvimos da boca de alguem que apenas nos quer bem, dum amigo ou amiga, por muito que magoe, a dor é atenuada. È atenuada precisamente por causa desse lugar comum, a amizade.
Claro que se fores tb meu amigo, lês este texto sem teres em conta possiveis erros ortograficos!
E tu? Ès meu amigo(a)?

7 comments:

Anonymous said...

Quando li o post não queria acreditar... lourinha... tu quando queres passas a morena:P Linda tens toda a razão sobre a amizade, não é preciso estar todos os dias, é apenas preciso estar lá quando precisamos. Ora sejam coisas boas como as más.
Acho que somos um exemplo disso;)

Joana Carneiro said...

È, eu as vezes dou corda ao neuronio :P

Anonymous said...

Realmente, tu...quando queres...ou melhor, quando o tico se abraça ao teco...bem não consigo conter as lágrimas, daí este mau tempo hoje no continenti!

Mas, gostei dessa tua AMIZADE. Toda a gente tem consciência de que ela deveria ser assim, mas qual quê? vive-se tanto de aparências...

Tás muito morena sim senhora, tal como diz a vizinha de cima:P

Ass: Papa-reformas!

Tiago Carneiro said...

Como se isto fosse a primeira vez que acontece...

Tiago Carneiro said...

Comentário de um irmão expatriado na Finlândia.

Querida mana:

Gostei do que li sobre a amizade. em algumas coisas tens razão no que dizes. Amizade não se define. Sente-se!
Agora como teu amigo (e irmão) vou-te ensinar uma coisa para ver se das menos erros: antes de publicares o texto copia-o para o Word e usa o corrector ortográfico!!! E depois pões aqui outra vez. Quém é amigo quem é?!!! Me gosta muito de ti. Russa de má pelo... (não resisti!!!)

Anonymous said...

Eu também concordo com a parte dos erros! A culpa não é da sistola, é da professora que dava erros, e a moça aprendeu pronto...pelos erros da magana da professoreca!

Mas...o carneiro mais velho tem razão, faz o textinho no word, corrige e colas aqui!

ass: papa-reformas

Joana Carneiro said...

Meu querido irmao...VAIS MORRER!!!