Thursday, May 04, 2006

A REVOLTA!!!!

Deixei passar em branco o 25 de Abril e o 1 de Maio. Não por falta de respeito pelas datas (nao sofro de Albertinisse Jardineira), mas por estar em «trânsito» , por preguiça e falta de inspiração mesmo, confeço! Mas como aprendi com os meus pais, 25 de Abril é em qualquer dia que seja oportuno, necessario, e imperetrivel relembrar os valores que deram força aos nossos Capitães naquela húmida madrugada: Liberdade! Igualdade! Respeito pelo ser humano! Vida!
Por isso, sinto ser hj 25 de Abril!! Sinto-o, pelo que li no blog do serginho http://www.olunario.blogspot.com/ (passo a publicidade). Um elogio HA (pq é bom que exista) Liberdade de expressão! Obvio, que n é o dito elogio que despertou em mim o espirito de Abril, mas sim a cobardia daqueles que se escondem no anonimato para atirar pedras!
Felizmente, longe vai o dia (embora por vezes esteja perto) que era necessario o anonimato para opninar, nao por cobardia, mas por medo da PIDE, para fugir ao terrivel lápiz azul, pela ditadura de ideias e ideais instalada pelos bichos pensadores do fascismo. Mesmo em «tempos de servidao, ha sempre uma candeia, há sempre alguém que resiste», mesmo nestes tempos obscuros, houve quem nao recorresse ao anonimato para expressar sentimentos, ideias, ideais. Verdadeiros Homens de coragem, de valores, dignos da mais profunda admiração! Nao se entende, entao, que HOJE, alguém recorra ao anonimato para criticas pardacentas, jucosas, tristes e pobres! A menos que sejam essa alminhas pobres, nao de dinheiro, mas de Liberdade, nao de expressao, mas de espirito! Neste caso, resta aguardar que sejam essas alminhas iluminadas pela Luz!
Deixo aqui um poema, um hino ha Liberdade de expressao, de espirito, ao pensamento de Abril.

Livre (não há machado que corte)

Não há machado que corte a raíz ao pensamento

não há morte para o vento não há morte
Se ao morrer o coração
morresse a luz que lhe é querida
sem razão seria a vida
sem razão

Nada apaga a luz que vive
num amor num pensamento
porque é livre como o vento
porque é livre

Hoje, assino este post, nao com o meu nick, pseudónimo, mas com o meu nome, porque HOJE é 25 de Abril no meu pensamento!

Joana Carneiro

5 comments:

Sérginho said...

Agradecendo a "defesa da minha honra" (isto era piada) deixote dois versos de um poema que todos conhecemos. Tu vais entender...

"...
Mas há sempre uma candeia
dentro da própria desgraça
há sempre alguém que semeia
canções no vento que passa.

Mesmo na noite mais triste
em tempo de servidão
há sempre alguém que resiste
há sempre alguém que diz não."

Bigado amiga...

Anonymous said...

Estou carneiramente de acordo contigo Loirinha! Glup!

ass: Estoira-reformas

Joana Carneiro said...

o inferno gelou! :p

Meggy said...

tás toda queimada... mas pelo menos estiveste bem!!!

Tiago Carneiro said...

Mana tu quando escreves até me surpreendes. E diga-se de passagem que os pais fizeram um bom serviço com nós os dois da forma como nos passaram os valores de abril. Tu conseguiste, mais do que tudo, expressa-los.